De Moisés a Kardec: Instituto de Cultura Espírita promove evento sobre o assunto em Fortaleza no próximo sábado (6)

27/04/2024

Acontece no dia 6 de abril de 2024, sábado, o 24º Seminário Espírita do Instituto de Cultura Espírita do Ceará (24º SEMEICE). Este ano, o evento aborda o tema “De Moisés a Kardec”. As inscrições são abertas a qualquer pessoa interessada no tema e estão disponíveis on-line. 

O 24º SEMEICE será realizado no Hotel Oásis Atlântico Fortaleza (Av. Beira Mar, 2500 – Meireles), a partir das 13h15 e contará com a presença dos palestrantes de renome nacional Jorge Elarrat (RO), Severino Celestino (PB) e Álvaro Mordechai (SP).  Os três pesquisadores da Doutrina Espírita, Evangelho e Antigo Testamento realizam lives semanais sobre o tema no canal Rede Amigo Espírita TV, no qual discutem os escritos bíblicos à luz do Espiritismo. O grupo ainda prepara um livro sobre o tema. 

“Gênese: o princípio de tudo” e “Os 10 mandamentos, o apocalipse e a transição” são alguns dos temas abordados na programação. 

Promovido pelo Instituto de Cultura Espírita do Ceará, instituição que existe desde 1996 em Fortaleza, o evento já é tradicional no Ceará, estando no calendário de eventos espíritas. A expectativa é receber cerca de 500 congressistas. Os ingressos estão à venda no site Eventbrite ou na sede dos ICE-CE (Av. Benjamim Barroso, 795, Monte Castelo). Também serão realizadas inscrições no local (sujeito a lotação). 

SERVIÇO:

24° Seminário Espírita do ICE-CE (SEMEICE)

Tema: De Moisés a Kardec

Dia 6 de abril, a partir das 13h15

Local: Hotel Oásis Atlântico Fortaleza: Av. Beira-Mar, 2500 – Meireles (em frente à feira do Náutico)

Investimento: R$ 50,00

Realização: Instituto de Cultura Espírita do Ceará

Informações: www.ice-ceara.org.br/ instagram.com/iceceara

Confira abaixo a programação do evento e uma biografia resumida dos palestrantes:

Álvaro Mordechai (SP) – Expositor espírita, estudioso da Doutrina Espírita, Evangelho e Antigo Testamento. Fala com fluência o hebraico entre outras línguas, e obteve anos de preparo e estudos das leis e costumes judaicos em Israel. Busca expor a união dos conhecimentos de interpretação dos textos bíblicos associando a sabedoria do povo judeu junto ao Evangelho sempre a Luz da Doutrina Espírita. Realiza palestras e conferências por todo Brasil e no exterior.

Jorge Elarrat (RO) – Espírita desde 1980, atuante em atividades de Juventude, trabalhador das áreas de Estudo e Doutrinário e da Unificação do Movimento Espírita junto à Federação Espírita de Rondônia (Fero). É conferencista espírita requisitado a nível nacional. De 1987 a 2022 atuou como secretário da Fero. Hoje é trabalhador do C.E. Recanto da Prece em Curitiba (PR). Jorge é escritor, palestrante e pesquisador. Comanda, às segundas-feiras, o programa da Web Rádio Fraternidade “Pinga Fogo”, com perguntas e respostas de temas espíritas. Suas palestras e programas on-line contam com milhares de visualizações.

Severino Celestino (PB) – Estudioso de línguas antigas e profundo analista da Bíblia, é graduado em Odontologia, com especialização em Periodontia, mestrado em Clínicas Odontológicas pela Universidade de São Paulo e doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco. Espírita há 43 anos, é presidente do Núcleo de Estudos Espíritas Bom Samaritano e pós-doutor em ciências da religião pela PUC de Goiás em Goiânia. Estudou toda a obra de Kardec e pesquisadores contemporâneos, relacionando o Espiritismo com a Bíblia, com respeito e conhecimento. É professor de Ensino Superior na Universidade Federal da Paraíba. Ex-seminarista, é pesquisador do hebraico e das religiões, principalmente o judaísmo, base de todas as religiões cristãs. Sempre estudou a essência e conteúdo divinos da Bíblia em sua língua original, o hebraico.

24º SEMEICE

24º Seminário Espírita do ICE

13h15 – Abertura

13h20 – Apresentação artística

13h45 – “GÊNESE: O PRINCÍPIO DE TUDO”

Álvaro Mordechai (SP)

14h35 – “LEVÍTICO 19: A LEI DE AMOR”

Jorge Elarrat (RO)

15h25 – Intervalo

15h50 – “KARDEC A SERVIÇO DO CRISTO”

Severino Celestino (PB)

16h40 – Mesa-Redonda

17h20 – Painel: “ESPIRITISMO EM DEBATE: OS 10 MANDAMENTOS, O APOCALIPSE E A TRANSIÇÃO”

Álvaro Mordechai (SP)

Jorge Elarrat (RO)

Severino Celestino (PB)

18h40 – Mesa-Redonda

19h10 – “DE MOISÉS A KARDEC”

Severino Celestino (PB)

20h – Encerramento