“Escolha Viver: suicídio é ilusão” é tema de evento em setembro, em Fortaleza

27/04/2024

Com 29 anos de história, o Encontro de Estudos Espíritas, um dos mais antigos eventos do tipo no estado, aborda o tema sob a ótica da doutrina

A pedagoga Heloisa Pires é uma das convidadas desta edição do ENESE (foto: arquivo)

Com o tema “Escolha Viver: suicídio é ilusão“, o 29º Encontro de Estudos Espíritas – 29º ENESE – acontece nos dias 9 e 10 de setembro de 2023 no auditório principal da Escola de Saúde Pública do Ceará (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles).

Promovido pelo Instituto de Cultura Espírita do Ceará (ICE-CE), instituição que existe há 27 anos em Fortaleza, o evento já é tradicional no estado, sendo um dos mais antigos do tipo que reúnem o público espírita no Ceará.

Com temas como “O materialismo e o mundo de transição”, “O porquê das dores”, “O Sentido da Vida” e “O autismo visto sob a luz do Espírito imortal”, o Encontro contará com três palestrantes de relevante conhecimento. Estarão presentes a pedagoga e escritora Heloisa Pires (SP), o conferencista Jorge Elarrat (RO) e o médico neuropediatra e presidente da Associação Médico-espírita do Cariri, Fernando Sousa (CE). 

No sábado, o evento será de 13h30 às 19h30 e no domingo de 8h20 às 12h30.

As inscrições são abertas a qualquer pessoa interessada, espírita ou não, e estão disponíveis na plataforma Eventbrite. mais informações pelo site ice-ceara.org.br ou pelas redes sociais do Instituto de Cultura Espírita do Ceará. 

Números preocupam

O número de suicídios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 na comparação com 2021, segundo levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho  deste ano. 

Em 2022, foram 16.262 registros, uma média de 44 por dia. Em 2021, foram 14.475 suicídios. Em termos proporcionais, o Brasil teve 8 suicídios por 100 mil habitantes em 2022, contra 7,2 em 2021. 

Serviço:

29º ENESE – Encontro de Estudos Espíritas

Tema: “Escolha Viver: suicídio é ilusão”

9 e 10 de setembro de 2023

Local: Auditório principal da Escola de Saúde Pública do Ceará (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles)

Ingressos: https://www.eventbrite.com.br/e/29o-enese-escolha-viver-suicidio-e-ilusao-tickets-672813442117?aff=oddtdtcreator

Informações: ice-ceara.org.br/ instagram.com/iceceara

Saiba mais sobre os palestrantes convidados para o ENESE:

Heloisa Pires (SP) – Heloisa Pires é licenciada em matemática, física e pedagogia, possuindo especialização em deficiências visuais e físicas. Filha do escritor, filósofo e jornalista José Herculano Pires, é escritora e expositora espírita. Como escritora, publicou sobre seu pai o livro “Herculano Pires – o homem no mundo” e outros livros como “Maria Antonieta – o retorno da rainha” e “Educação Espírita”.

Jorge Elarrat (RO) – Jorge Elarrat é espírita desde 1980, atuante em atividades de Juventude, trabalhador das áreas de Estudo e Doutrinário e da Unificação do Movimento Espírita junto à Federação Espírita de Rondônia (Fero). É conferencista espírita requisitado a nível nacional. De 1987 a 2022 atuou como secretário da Fero. Hoje é trabalhador do C.E. Recanto da Prece em Curitiba (PR).

Fernando Souza (CE) – Médico formado pela UFPE, pós-graduado em Pediatria com Ênfase em neuropediatria pela UEPE, pós-graduado em Saúde Mental pelo Centro Universitário Leão Sampaio – CE, ex-professor Preceptor da residência de pediatria pela UFCA, ex-chefe de Neurologia Infantil e Eletroencefalografia do Hospital São Vicente de Barbalha – CE. Diretor proprietário do Núcleo Integrado de Neurologia Infantil (NINI) de Juazeiro do Norte (CE). Certificado Internacional pela Federación Latino Americana de Psiquiatria de la Infancia, Adolescencia, Familia y Profesiones Afines (FLAPIA). Fundador do CEC Nosso Lar. Presidente Associação Médico-Espírita do Cariri (AME-Cariri). Colaborador junto à Federação Espírita Brasileira (FEB) do projeto de mediunidade na infância. Membro do departamento de infância da AME Brasil. Coautor dos livros: Infância e Adolescência (Esgotado); Cartas a Dr. Bezerra de Menezes; Saúde Integral (Editora AME Brasil). Palestrante da AME-Brasil.


Confira a Programação